O Maravilhoso Mundo de Wes Anderson.
terça-feira, março 03, 2015
Comecei a reparar em algumas características a mais que eu não dava nem tchum. A fotografia, o enquadramento, a adaptação e por ai vai. Dando mais importância a esses aspectos eu conheci o Wes Anderson, um dos meus diretores favoritos. Ele tem várias marcas registradas. Sabe quando você pega um filme e nem sabe o diretor e quando ver aquela coisa x você fala: Ah… É ele. É assim que acontece com o Wes. Os filmes deles tem a cara dele, você sabe de cara, seja pela trilha sonora ma-ra-vi-lho-sa ou pelos planos simétricos e as várias outras marcas do Maravilhoso Mundo de Wes.
O Anderson também usa as cores como elementos fundamentais, as paletas de cores são sempre bem bem rica, no começo dos filmes você nota a diferença. Além das cores saturadas ou totalmente pasteis, Wes também usa a centralidade em tudo que ele produz, o que mostra todo o carinho que ele tem com o enquadramento, tem cena depois de cena centralizada e enquadradinha!
Outra coisa que lembra ao Wes é o tamanho dos detalhes, os cenários, as roupas, tudo é checado nos detalhes. Outros aspectos bem tecnicos dos filmes dele é que sempre vai ter uma tomada gravada bem de cima, outra cena em câmera lenta, outra cena com a câmera apoiada em algum veiculo.
Mas nem tudo é técnica né? Além de dirigr seus filmes Wes também escreve seus roteiros, fazendo com que os seus filmes sejam extremamente teatrais, divididos em atos/partes. Escrever os roteiros da a Wes também a liberdade de criar seus personagens que são sempre são excêntricos, e muitas vezes ele usa todos os elementos técnicos pra da a sensação que seus personagens pertencem a outra realidade, e ele nem sempre se encaixam.
E como não adiantava eu falar isso tudo e não trazer nada pra vocês assistirem eu trouxe os trailers de Grande Hotel Budapeste, Os Excêntricos Tenenbaums. Os meus filmes favoritos do Wes, mas também indico O fantastico Sr Raposo, Moonrise Kingdom e Rushmore.


0 comentários